sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Carnaval do Rio

Todos os anos, na altura do Carnaval, a cidade do Rio de Janeiro vive durante cinco dias um enorme ambiente de festa. Os cariocas esquecem os seus problemas e obrigações e rendem-se a este gigantesco espectáculo de dança e magia. O auge da festa é o desfile do grupo especial na Marquês de Sapucaí, onde diversas escolas de Samba disputam entre si o título de Campeã do Carnaval. Samba, cores vivas, fantasias esplêndidas e mulheres bonitas são os principais ingredientes desta disputa grandiosa.

A data do Carnaval varia de ano para ano em função da Páscoa. Geralmente este festival ocorre entre o final do mês de Fevereiro e os primeiros dias de Março. O início oficial do Carnaval é sempre num Sábado e termina ao meio-dia da quarta-feira seguinte, chamada de "Quarta-feira de Cinzas". Entretanto muitas pessoas já começam os festejos na sexta-feira. Diz-se muito no Brasil que o ano só começa oficialmente depois do Carnaval.

Durante a maior parte da década de noventa, o carnaval ficou reduzido aos desfiles das escolas de samba e aos grandes bailes em clubes fechados. O conhecido e tradicional "carnaval de rua", em que as pessoas brincam espontaneamente sem pagar entrada, fora abandonado. Nos últimos anos, entretanto, essa forma de festejar está a ser recuperada.

Sem comentários:

Enviar um comentário